Logo Pio Decimo
1º Fórum das Licenciaturas
Saiba mais

Data: 04/06/2019 a 06/06/2019

Tema: Educação para a Diversidade

     O I FÓRUM DAS LICENCIATURAS da Faculdade Pio Décimo se configura como um evento Institucional coordenado pela Direção Geral e Acadêmica e integra os cursos de Pedagogia, Química e Letras Português/Espanhol. A organização do evento contou com a participação das coordenações dos respectivos cursos através de reuniões sistemáticas com os Núcleos Docentes Estruturantes e a Direção Acadêmica. O Fórum das Licenciaturas surge então, da parceria com os sujeitos envolvidos tendo como principal objetivo o diálogo e a reflexão sobre as demandas no campo acadêmico, social e político, estabelecendo um cronograma permanente de discussões sobre a formação e a prática docente envolvendo os diferentes aspectos de formação humana para a vida e para o trabalho. O Evento terá como tema mobilizador “Educar para a diversidade” buscando contribuir de maneira significativa na valorização e no respeito à diversidade histórica, social e cultural. A educação, enquanto instrumento de transformação social e política, assume o compromisso e a responsabilidade de pensar o indivíduo em sua totalidade na perspectiva de um projeto político pedagógico que possa viabilizar uma sociedade humanizada, dialogando com a diversidade em seus diferentes espaços, estabelecendo um cotidiano e uma prática pedagógica que possa garantir os direitos fundamentais e a dignidade humana, condições essenciais para o enfrentamento das desigualdades sociais. A temática Educação e Diversidade, vem sendo pensada no âmbito das políticas públicas, especialmente nas questões relacionadas a gênero, etnia e raça. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e a equidade na educação através de uma proposta de escola inclusiva, evitando assim, os processos de evasão e exclusão das crianças, jovens e adultos. É preciso compreender que a escola precisa estar inserida na comunidade, ou seja, uma educação que contextualize os diferentes dizeres, saberes e fazeres dos sujeitos nela inseridos. Portanto, o Fórum das Licenciaturas apresenta como tema central Educação e Diversidade, visando promover o debate sobre a escola e a educação em seus diferentes tempos e espaços de vida, pensando a escola como um ambiente sociopolítico e educativo que vai acolher a todos e todas com igualdade de direitos, respeito a diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.


04/06/2019

Horário Atividade Local
17h Credenciamento Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
17h Exposição do Centenário Santo Souza -
19h Apresentação Cultural Local: Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
19h30 Abertura do Simpósio -

Mesa Redonda “Educar para a Diversidade”
- Prof. MSC. Francisco Diemerson de Sousa Pereira (mediador) – Faculdade Pio Décimo (FPD)
- Profa. MSc. Manuela Rodrigues – Instituto Federal de Sergipe (IFS)
- Profa. Dra. Marizete Lucini – Universidade Federal de Sergipe (UFS)

21h30 Encerramento -

05/06/2019

VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo

Horário Atividade Local
17h Exposição de Banners Corredor do 3º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
19h Mesas-redondas Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)

VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)

Horário Atividade Tema Local
17h Exposição de Banners - Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
19h30 Mesa Redonda Educação, Moviemnto social e Política Educacional: Os desafios da escola na garantia dos direitos e respeito à diversidade.(em breve estaremos divulgando os participantes/convidados da mesa redonda) Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)

VIII Simpósio de Educação Química de Sergipe

Horário Atividade Local
19h Mesa Redonda “Experiências e vivências docentes e acadêmicas” Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo
Experiências e Vivências Docentes:

Profa. Dra. Marciléia Silva dos Santos (Mediadora) – Faculdade Pio Décimo
Prof. Carlos Dias - SEED/SE
 “Experiências no ensino de Química para Quilombolas e Indígenas”
Profa. Esp. Tânia Silva Nascimento – SEED/SE, SEED/BA
 “Projeto Revitalização do Espaço Escolar: o protagonismo estudantil invadindo os muros da escola”
 “Adesivo Tátil: um recurso policromático para o ensino de funções orgânicas para alunos com e sem deficiência visual”


Experiências e Vivências Acadêmicas:

Profa. Dra. Josevânia Teixeira Guedes (Mediadora) – Faculdade Pio Décimo (FPD)
Prof. MSc. Bárbara Luísa Soares dos Reis Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
 “Resíduos de agrotóxicos: um estudo voltado às águas minerais de Sergipe”
Prof. Bruno Cesar Barbosa Rodrigues – Faculdade Pio Décimo (FPD)
 “Os saberes construídos na Residência Pedagógica”
                
20h30 Palestra “Fundamentos e métodos de Produção de Projeto no Ensino de Química” Profa. Esp. Darcylaine Vieira Martins – SEED/SE Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo
21h30 Encerramento - -

06/06/2019

VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo

Horário Atividade Local
18h30 Sessões de Comunicação Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
21h Encerramento -

VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)

Horário Atividade Local
18h30 Sessões de Comunicação Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD)
21h Encerramento dos trabalhos -

VIII Simpósio de Educação Química de Sergipe

Horário Atividade Palestrante Local
19h Palestra A Química dos Oceanos” Profa. Dra. Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho – Universidade Federal de Sergipe (UFS) Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo
20h30 Apresentação de Comunicação Oral e dos Painéis - Salas de Aula do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo
21h30 Encerramento - -

VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo

Submissão de Trabalho
  • 1. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas, em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
  • 2. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos na VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo 2019 são:
  • a) Vinculação com o eixo temático;
  • b) Objetivos e metodologias;
  • c) Fundamentação teórica;
  • d) Coerência e coesão na argumentação;
  • e) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída.
  • f) Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
Formatação dos Pôsteres
  • 1. Os resumos devem ser direcionados a um dos 06 eixos temáticos do evento e enviados através do e-mail: semanaletras@piodecimo.edu.br
  • Eixos Temático
  • 1.1 Literatura, Cultura e Sociedade
  • 1.2 Ensino de Língua Espanhola
  • 1.3 Formação Docente
  • 1.4 Gêneros Textuais, Linguagem e Ensino
  • 1.5 Linguística, Gramática e Estudos do Discurso
  • 1.6 Tecnologias da Informação e Comunicação
  • 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) como autor principal e 4 (quatro) como participação em coautoria, acrescido de um docente orientador
  • 3. Dimensão: largura- 80 cm, altura – 90 cm;
  • 4. Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo aceito, nomes dos autores (1 autor, 4 coautores e 1 orientador), introdução, metodologia, resultados ee discussão, conclusão e referências;
  • 5. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
  • 6. O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão no local e data marcados;
  • 7. Os autores do trabalho deverão permanecer junto ao pôster, durante todo o período da Sessão para responder as questões dos interessados;
  • 8. Fica vedada a apresentação por terceiros e de trabalhos impressos em folhas soltas, sem caracterizar um pôster.
  • 9. Todos os resumos dos pôsteres aprovados serão publicados nos Anais da Semana de Letras
Formatação dos Artigos
  • 1. Os artigos devem ser direcionados a um dos 06 eixos temáticos do evento e enviados através do e-mail: semanaletras@piodecimo.edu.br
  • Eixos Temático
  • 1.1 Literatura, Cultura e Sociedade
  • 1.2 Ensino de Língua Espanhola
  • 1.3 Formação Docente
  • 1.4 Gêneros Textuais, Linguagem e Ensino
  • 1.5 Linguística, Gramática e Estudos do Discurso
  • 1.6 Tecnologias da Informação e Comunicação
  • 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) como autor principal e 01(um) em coautoria, acrescido de 1 (um) professor orientador
  • 3. A extensão dos artigos deverá ser entre 7 e 15 laudas;
  • 4. O modelo (Template) está disponível na página do evento;
  • a) Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, configuração de margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2cm;
  • b) O título do trabalho deverá ser centralizado em maiúsculas, negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; o subtítulo, se houver, deve estar separado do título por dois pontos;
  • c) Duas linhas abaixo do título devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (que pode ser 1 (um) autor, 1(um) coautor, no máximo, e do professor orientador com minicurrículo em nota de rodapé;
  • d) Duas linhas abaixo devem constar um resumo em Português, precedido da palavra RESUMO, e um resumo em espanhol/inglês precedido da palavra Resumen/Abstract, fonte Times New Roman tamanho 11, espaço simples; O Resumo deve ter no mínimo 150 caracteres e no máximo 250 caracteres.
  • e) Seguindo o Resumo e o Resumen/Abstract, respectivamente, devem vir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas também por ponto, em ordem alfabética, antecedidas pela palavras-chave e Palabrasclave/Keywords, respectivamente;
  • f) As citações diretas com até 3 linhas devem estar entre aspas, e as citações com mais de 3 linhas devem estar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte 11 e espaçamento simples, sem aspas;
  • g) As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico, essas devem servir apenas para notas explicativas e referência de citação de citação;
  • h) As ilustrações, gráficos e tabelas deverão estar inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas acimas e fontes listadas abaixo, centralizadas, devem ser numeradas, a fonte utilizada deve ser tamanho 11 e em negrito;
  • i) As referências devem ser feitas de acordo com a ABNT;
  • j) O título e o subtítulo das seções e subseções com indicação numérica devem estar destacados tipograficamente:
  • k) Todos os artigos completos deverão ser apresentados em forma oral;
  • l) Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados;
  • 5 A revisão ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores;
  • 6. As apresentações irão ocorrer conforme data e horário previstos na programação do evento, e cada trabalho terá 15 minutos para a apresentação e debates;
  • 7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais da Semana de Letras.
  • 8. A revisão gramatical é de responsabilidade de cada autor. Os trabalhos só serão aprovados para publicação se estiverem de acordo com as normas supramencionadas acima.

E-MAIL PARA SUMISSÃO DE TRABALHOS: semanaletras@piodecimo.edu.br

Comissão Organizadora e Científica
  • Profª Ma. Ana Sabrina de Oliveira Leme Domingues
  • Profº. Me. Andrés Alberto Soto Tello
  • Prof. Drº. Anselmo Guimarães
  • Profª. Esp. Aurora Ferreira Vilalba
  • Profª. Ma. Cláudia Laís Costa da Silva
  • Profº Me. Fabian Jorge Pineyro
  • Profº Me. Francisco Diemerson de Souza Pereira
  • Profº Me. Franklin Lima
  • Profª. Ma. Grace Cristina Milet Paixão
  • Prof. Me. Jackson Francisco Santana
  • Profª. Dra. Josevânia Teixeira Guedes
  • Profª Ma. Luciana Novais Maciel
  • Profª Ma. Tatiana Cintia da Silva

VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
  • O sistema de Inscrição será exclusivamente por meio do Portal da Faculdade Pio Décimo, observando o cronograma dos prazos;
  • O pagamento da inscrição deverá observar a tabela de valores e prazos. Após esta data, a inscrição será cancelada se não houver pagamento;
  • Não haverá devolução do valor referente às inscrições;
  • O pagamento deverá ser feito através da emissão do documento gerado no ato da inscrição.
  • Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
  • Divulgação dos trabalhos aprovados 31/05/2019
  • Inscrição de Ouvintes 04/06/2019
  • Estudantes de graduação R$20,00
  • Estudantes de Pós Graduação e Docentes da Educação Básica R$30,00
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
  • Podem submeter trabalhos: estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores/as, educadores/as, professores/as e outros/as profissionais da área da educação.
EIXOS TEMÁTICOS:
  • 1. Sociedade, Cultura, História e Memória;
  • 2. Infância e Identidade;
  • 3. Formação Docente e Práticas Pedagógicas;
  • 4. Políticas Públicas para Educação
  • 5. Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
COMUNICAÇÃO ORAL:
  • O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.
  • O texto na integra deverá conter entre 7 a 12 páginas (fonte: Arial, tamanho 12, justificado, espaço entre linhas 1,5) incluindo o título, resumo, texto completo, notas de fim, referências, quadros ou tabelas.
  • O resumo deverá conter até 1.300 caracteres, considerando os espaços, incluindo o título, texto e três palavras-chave. Deve explicitar: tema, objetivos, referencial teórico, metodologia e principais resultados
  • Cada autor/a poderá apresentar no máximo dois (2) trabalhos, seja individualmente ou em coautoria, independentemente da modalidade ou forma de apresentação escolhida;
  • Cada trabalho poderá ter no máximo três autores (as);
  • Todos/as os/as autores/as de cada trabalho selecionado, seja qual for a modalidade ou forma de apresentação, deverá estar inscrito/a formalmente no Evento, para que o respectivo trabalho possa ser apresentado
  • O resumo do trabalho apresentado em PÔSTER, seja na modalidade “Resultados de pesquisas” ou “Relato de experiências” deve conter entre 1200 e 1500 caracteres e ser enviado até ao dia
  • Emitiremos certificado nominal ao(as) autor(as) inscritos(as) que fizerem a apresentação;
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
  • A Comissão Científica encaminhará os trabalhos para os pareceristas que o analisarão observando: a) sua qualidade científica; b) sua pertinência em relação ao eixo temático; c) o tipo de produção e, c) o respeito às normas;
  • · OS RESUMOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER DEVEM SER FORMATADOS DE ACORDO COM AS SEGUINTES NORMAS:
  • 1. O pôster deverá ter a seguinte dimensão: 0,60m (largura) x 0,90m (altura);
  • 2. Em destaque deverá aparecer o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e vinculo institucional;
  • 3. Ilustrações: As figuras, fotografias, desenhos, gráficos, mapas, quadros, tabelas etc., deverão ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT.
  • 4. Palavras-chave: Entre três e cinco e devem representar o conteúdo do texto.
  • 5. Citações: com mais de 03 (três) linhas devem ser destacadas com recuo da margem esquerda, justificado, espaçamento simples, mesma fonte, tamanho reduzido e sem aspas, sem parágrafo e sem itálico.
  • 6. Referências: Entre linhas simples, Espaçamento entre parágrafos antes de 6pts, alinhamento de texto a esquerda, ordenado alfabeticamente. Para organização das referências, deve-se seguir as normas da ABNT e relacionar somente os autores citados.
  • Os trabalhos deverão ser encaminhados para apreciação da comissão científica do encontro através do e_mail, juntamente com a ficha de inscrição.

E-MAIL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: semape2019@piodecimo.edu.br

    COMISSÃO ORGANIZADORA:
  • Prof. Msc. Carlos Roberto Britto Aragão
  • Prof. Msc. Elis Regina Nunes Mota Araújo
  • Profa. Dra. Jamilly Fehlberg
  • Profa. Espec. Maria Antonia de Arimateia Freitas
  • Profa. Dra. Maria de Lourdes Porfírio R. T. dos Anjos
  • Profa. Msc. Sônia Maria Azevedo Viana
COMISSÃO CIENTÍFICA:
  • Prof. Msc. Carlos Roberto Britto Aragão
  • Prof. Msc. Elis Regina Nunes Mota Araújo
  • Profa. Dra. Jamilly Fehlberg
  • Profa. Espec. Maria Antonia de Arimateia Freitas
  • Profa. Dra. Maria de Lourdes Porfírio R. T. dos Anjos
  • Profa. Msc. Sônia Maria Azevedo Viana
  • Prof. Msc. Ademir da Costa Santos
  • Prof. Dr. Mesalas Ferreira Santos

Submissão de Trabalho:
  • 1. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas, em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
  • 2. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no VII Simpósio de Educação Química de Sergipe 2019 são:
  • a) Vinculação com um dos eixos temáticos;
  • b) Objetivos e metodologias;
  • c) Fundamentação teórica;
  • d) Coerência e coesão na argumentação;
  • e) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída.
  • f) Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
Formatação dos Pôsteres
  • 1. Os resumos devem ser direcionados a um dos 04 eixos temáticos do evento e enviados para o e-mail: seqse@piodecimo.edu.br
  • a) Experimentação;
  • b) Educação inclusiva;
  • c) Processo de ensino e aprendizagem;
  • d) Educação ambiental.
  • 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) trabalho como autor principal, não limitando a participação em coautoria.
  • 3. Dimensão: largura- 90 cm, altura – 120 cm;
  • 4. Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo aceito, nomes dos autores, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências;
  • 5. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
  • 6. O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão no local e data marcados;
  • 7. No mínimo, um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante todo o período da Sessão para responder às questões dos interessados;
  • 8. Fica vedada a apresentação por terceiros e de trabalhos impressos em folhas soltas, sem caracterizar um pôster;
  • 9. Todos os pôsteres aprovados serão publicados na Revista Vivências em Educação Química (Reveq).
Formatação dos Artigos
  • 1. Os artigos devem ser direcionados a um dos 04 eixos temáticos do evento e enviados para o e-mail: seqse@piodecimo.edu.br
  • a) Experimentação;
  • b) Educação inclusiva;
  • c) Processo de ensino e aprendizagem;
  • d) Educação ambiental.
  • 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) trabalho como autor principal, não limitando a participação em coautoria.
  • 3. A extensão dos artigos deverá ser entre 8 e 15 páginas;
  • 4. O modelo (Template) está disponível na página do evento;
  • a) Deve-se utilizar fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, configuração de margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2cm;
  • b) O título do trabalho deverá ser centralizado em maiúsculas, negrito, em fonte Calibri, tamanho 12, espaço simples; o subtítulo, se houver, deve estar separado do título por dois pontos;
  • c) Duas linhas abaixo do título devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e do professor orientador com minicurrículo em nota de rodapé;
  • d) Duas linhas abaixo devem constar um resumo em Português, precedido da palavra RESUMO, e um resumo em inglês precedido da palavra ABSTRACT, fonte Calibri, tamanho 11, espaço simples;
  • e) Seguindo o Resumo e o ABSTRACT, respectivamente, devem vir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas também por ponto, em ordem alfabética, antecedidas pela palavras-chave e KEYWORDS, respectivamente;
  • f) As citações diretas com até 3 linhas devem estar entre aspas e as citações com mais de 3 linhas devem estar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte 11 e espaçamento simples, sem aspas;
  • g) As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico; essas devem servir apenas para notas explicativas e referência de citação de citação;
  • h) As ilustrações, gráficos e tabelas deverão estar inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas acima e fontes listadas abaixo, centralizadas, devem ser numeradas; a fonte utilizada deve ser tamanho 11 e em negrito;
  • i) As referências devem ser feitas de acordo com a ABNT;
  • j) Todos os artigos completos deverão ser apresentados em forma oral;
  • k) Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados;
  • 5. A revisão ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores;
  • 6. As apresentações irão ocorrer conforme data e horário previstos na programação do evento, e cada trabalho terá 15 minutos para a apresentação com mais 5 minutos de debate;
  • 7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Vivências em Educação Química (Reveq).

E-MAIL PARA SUMISSÃO DE TRABALHOS: seqse@piodecimo.edu.br

Comissão Organizadora e Científica
  • Prof.ª Dr.ª Ana Angélica dos Santos Faro (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof. Dr. Gregório Guirada Faccioli (Universidade Federal de Sergipe)
  • Prof.ª Dr.ª Josevânia Teixeira Guedes (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof.ª Dr.ª Márcia Valéria Gaspar de Araújo (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof.ª Dr.ª Marciléia Silva dos Santos (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof.ª Dr.ª Maria Clara Pinto Cruz (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof. MSc. Antônio Matos Fraga Junior (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof. MSc. Francisco Diemerson de Souza Pereira (Faculdade Pio Décimo)
  • Prof.ª MSc. Lenalda Dias dos Santos (Faculdade Pio Décimo)
Comissão cientifica
  • Prof.ª Dr.ª Ana Angélica dos Santos Faro (Faculdade Pio Décimo)
  • Refletir sobre a escola e a formação docente reconhecendo a escola como espaço de legitimidade e autonomia dos saberes dos sujeitos nela inseridos
  • Discutir e dialogar com os movimentos sociais e a escola propostas de valorização e garantia de direito à escola e a educação
  • Analisar as políticas públicas relativas a Educação e Diversidade buscando promover uma abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem no campo acadêmico-científico, cultural e social
  • Com trabalho: 15/04 a 24/05/2019
  • Sem trabalho: 15/04 a 04/06/2019
  • Divulgação do resultado: 31/05/2019
  • Valor: R$ 20,00