04/06/2019
Horário |
Atividade |
Local |
17h |
Credenciamento |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
17h |
Exposição do Centenário Santo Souza |
- |
19h |
Apresentação Cultural |
Local: Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
19h30 |
Abertura do Simpósio |
- |
Mesa Redonda “Educar para a Diversidade”
- Prof. MSC. Francisco Diemerson de Sousa Pereira (mediador) – Faculdade Pio Décimo (FPD)
- Profa. MSc. Manuela Rodrigues – Instituto Federal de Sergipe (IFS)
- Profa. Dra. Marizete Lucini – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
05/06/2019
VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo
Horário |
Atividade |
Local |
17h |
Exposição de Banners |
Corredor do 3º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
19h |
Mesas-redondas |
Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)
Horário |
Atividade |
Tema |
Local |
17h |
Exposição de Banners |
- |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
19h30 |
Mesa Redonda |
Educação, Moviemnto social e Política Educacional: Os desafios da escola na garantia dos direitos e respeito à diversidade.(em breve estaremos divulgando os participantes/convidados da mesa redonda) |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
VIII Simpósio de Educação Química de Sergipe
Horário |
Atividade |
Local |
19h |
Mesa Redonda “Experiências e vivências docentes e acadêmicas” |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo |
Experiências e Vivências Docentes:
Profa. Dra. Marciléia Silva dos Santos (Mediadora) – Faculdade Pio Décimo
Prof. Carlos Dias - SEED/SE
“Experiências no ensino de Química para Quilombolas e Indígenas”
Profa. Esp. Tânia Silva Nascimento – SEED/SE, SEED/BA
“Projeto Revitalização do Espaço Escolar: o protagonismo estudantil invadindo os muros da escola”
“Adesivo Tátil: um recurso policromático para o ensino de funções orgânicas para alunos com e sem deficiência visual”
Experiências e Vivências Acadêmicas:
Profa. Dra. Josevânia Teixeira Guedes (Mediadora) – Faculdade Pio Décimo (FPD)
Prof. MSc. Bárbara Luísa Soares dos Reis Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
“Resíduos de agrotóxicos: um estudo voltado às águas minerais de Sergipe”
Prof. Bruno Cesar Barbosa Rodrigues – Faculdade Pio Décimo (FPD)
“Os saberes construídos na Residência Pedagógica”
20h30 |
Palestra “Fundamentos e métodos de Produção de Projeto no Ensino de Química” |
Profa. Esp. Darcylaine Vieira Martins – SEED/SE |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo |
21h30 |
Encerramento |
- |
- |
06/06/2019
VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo
Horário |
Atividade |
Local |
18h30 |
Sessões de Comunicação |
Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
21h |
Encerramento |
- |
VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)
Horário |
Atividade |
Local |
18h30 |
Sessões de Comunicação |
Salas de aula do 4º andar, Bloco B – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo (FPD) |
21h |
Encerramento dos trabalhos |
- |
VIII Simpósio de Educação Química de Sergipe
Horário |
Atividade |
Palestrante |
Local |
19h |
Palestra A Química dos Oceanos” |
Profa. Dra. Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho – Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Auditório do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo |
20h30 |
Apresentação de Comunicação Oral e dos Painéis |
- |
Salas de Aula do Bloco C – Campus Jabotiana – Faculdade Pio Décimo |
21h30 |
Encerramento |
- |
- |
VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo
Submissão de Trabalho
- 1. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas, em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
- 2. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos na VIII Semana de Letras da Faculdade Pio Décimo 2019 são:
- a) Vinculação com o eixo temático;
- b) Objetivos e metodologias;
- c) Fundamentação teórica;
- d) Coerência e coesão na argumentação;
- e) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída.
- f) Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
Formatação dos Pôsteres
- 1. Os resumos devem ser direcionados a um dos 06 eixos temáticos do evento e enviados através do e-mail: semanaletras@piodecimo.edu.br
- Eixos Temático
- 1.1 Literatura, Cultura e Sociedade
- 1.2 Ensino de Língua Espanhola
- 1.3 Formação Docente
- 1.4 Gêneros Textuais, Linguagem e Ensino
- 1.5 Linguística, Gramática e Estudos do Discurso
- 1.6 Tecnologias da Informação e Comunicação
- 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) como autor principal e 4 (quatro) como participação em coautoria, acrescido de um docente orientador
- 3. Dimensão: largura- 80 cm, altura – 90 cm;
- 4. Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo aceito, nomes dos autores (1 autor, 4 coautores e 1 orientador), introdução, metodologia, resultados ee discussão, conclusão e referências;
- 5. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
- 6. O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão no local e data marcados;
- 7. Os autores do trabalho deverão permanecer junto ao pôster, durante todo o período da Sessão para responder as questões dos interessados;
- 8. Fica vedada a apresentação por terceiros e de trabalhos impressos em folhas soltas, sem caracterizar um pôster.
- 9. Todos os resumos dos pôsteres aprovados serão publicados nos Anais da Semana de Letras
Formatação dos Artigos
- 1. Os artigos devem ser direcionados a um dos 06 eixos temáticos do evento e enviados através do e-mail: semanaletras@piodecimo.edu.br
- Eixos Temático
- 1.1 Literatura, Cultura e Sociedade
- 1.2 Ensino de Língua Espanhola
- 1.3 Formação Docente
- 1.4 Gêneros Textuais, Linguagem e Ensino
- 1.5 Linguística, Gramática e Estudos do Discurso
- 1.6 Tecnologias da Informação e Comunicação
- 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) como autor principal e 01(um) em coautoria, acrescido de 1 (um) professor orientador
- 3. A extensão dos artigos deverá ser entre 7 e 15 laudas;
- 4. O modelo (Template) está disponível na página do evento;
- a) Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, configuração de margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2cm;
- b) O título do trabalho deverá ser centralizado em maiúsculas, negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; o subtítulo, se houver, deve estar separado do título por dois pontos;
- c) Duas linhas abaixo do título devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (que pode ser 1 (um) autor, 1(um) coautor, no máximo, e do professor orientador com minicurrículo em nota de rodapé;
- d) Duas linhas abaixo devem constar um resumo em Português, precedido da palavra RESUMO, e um resumo em espanhol/inglês precedido da palavra Resumen/Abstract, fonte Times New Roman tamanho 11, espaço simples; O Resumo deve ter no mínimo 150 caracteres e no máximo 250 caracteres.
- e) Seguindo o Resumo e o Resumen/Abstract, respectivamente, devem vir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas também por ponto, em ordem alfabética, antecedidas pela palavras-chave e Palabrasclave/Keywords, respectivamente;
- f) As citações diretas com até 3 linhas devem estar entre aspas, e as citações com mais de 3 linhas devem estar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte 11 e espaçamento simples, sem aspas;
- g) As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico, essas devem servir apenas para notas explicativas e referência de citação de citação;
- h) As ilustrações, gráficos e tabelas deverão estar inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas acimas e fontes listadas abaixo, centralizadas, devem ser numeradas, a fonte utilizada deve ser tamanho 11 e em negrito;
- i) As referências devem ser feitas de acordo com a ABNT;
- j) O título e o subtítulo das seções e subseções com indicação numérica devem estar destacados tipograficamente:
- k) Todos os artigos completos deverão ser apresentados em forma oral;
- l) Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados;
- 5 A revisão ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores;
- 6. As apresentações irão ocorrer conforme data e horário previstos na programação do evento, e cada trabalho terá 15 minutos para a apresentação e debates;
- 7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais da Semana de Letras.
- 8. A revisão gramatical é de responsabilidade de cada autor. Os trabalhos só serão aprovados para publicação se estiverem de acordo com as normas supramencionadas acima.
E-MAIL PARA SUMISSÃO DE TRABALHOS: semanaletras@piodecimo.edu.br
Comissão Organizadora e Científica
- Profª Ma. Ana Sabrina de Oliveira Leme Domingues
- Profº. Me. Andrés Alberto Soto Tello
- Prof. Drº. Anselmo Guimarães
- Profª. Esp. Aurora Ferreira Vilalba
- Profª. Ma. Cláudia Laís Costa da Silva
- Profº Me. Fabian Jorge Pineyro
- Profº Me. Francisco Diemerson de Souza Pereira
- Profº Me. Franklin Lima
- Profª. Ma. Grace Cristina Milet Paixão
- Prof. Me. Jackson Francisco Santana
- Profª. Dra. Josevânia Teixeira Guedes
- Profª Ma. Luciana Novais Maciel
- Profª Ma. Tatiana Cintia da Silva
VIII Semana Acadêmica de Pedagogia(SEMAPE)
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
- O sistema de Inscrição será exclusivamente por meio do Portal da Faculdade Pio Décimo, observando o cronograma dos prazos;
- O pagamento da inscrição deverá observar a tabela de valores e prazos. Após esta data, a inscrição será cancelada se não houver pagamento;
- Não haverá devolução do valor referente às inscrições;
- O pagamento deverá ser feito através da emissão do documento gerado no ato da inscrição.
- Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
- Divulgação dos trabalhos aprovados 31/05/2019
- Inscrição de Ouvintes 04/06/2019
- Estudantes de graduação R$20,00
- Estudantes de Pós Graduação e Docentes da Educação Básica R$30,00
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
- Podem submeter trabalhos: estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores/as, educadores/as, professores/as e outros/as profissionais da área da educação.
EIXOS TEMÁTICOS:
- 1. Sociedade, Cultura, História e Memória;
- 2. Infância e Identidade;
- 3. Formação Docente e Práticas Pedagógicas;
- 4. Políticas Públicas para Educação
- 5. Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
COMUNICAÇÃO ORAL:
- O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.
- O texto na integra deverá conter entre 7 a 12 páginas (fonte: Arial, tamanho 12, justificado, espaço entre linhas 1,5) incluindo o título, resumo, texto completo, notas de fim, referências, quadros ou tabelas.
- O resumo deverá conter até 1.300 caracteres, considerando os espaços, incluindo o título, texto e três palavras-chave. Deve explicitar: tema, objetivos, referencial teórico, metodologia e principais resultados
- Cada autor/a poderá apresentar no máximo dois (2) trabalhos, seja individualmente ou em coautoria, independentemente da modalidade ou forma de apresentação escolhida;
- Cada trabalho poderá ter no máximo três autores (as);
- Todos/as os/as autores/as de cada trabalho selecionado, seja qual for a modalidade ou forma de apresentação, deverá estar inscrito/a formalmente no Evento, para que o respectivo trabalho possa ser apresentado
- O resumo do trabalho apresentado em PÔSTER, seja na modalidade “Resultados de pesquisas” ou “Relato de experiências” deve conter entre 1200 e 1500 caracteres e ser enviado até ao dia
- Emitiremos certificado nominal ao(as) autor(as) inscritos(as) que fizerem a apresentação;
- Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
- A Comissão Científica encaminhará os trabalhos para os pareceristas que o analisarão observando: a) sua qualidade científica; b) sua pertinência em relação ao eixo temático; c) o tipo de produção e, c) o respeito às normas;
- · OS RESUMOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER DEVEM SER FORMATADOS DE ACORDO COM AS SEGUINTES NORMAS:
- 1. O pôster deverá ter a seguinte dimensão: 0,60m (largura) x 0,90m (altura);
- 2. Em destaque deverá aparecer o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e vinculo institucional;
- 3. Ilustrações: As figuras, fotografias, desenhos, gráficos, mapas, quadros, tabelas etc., deverão ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT.
- 4. Palavras-chave: Entre três e cinco e devem representar o conteúdo do texto.
- 5. Citações: com mais de 03 (três) linhas devem ser destacadas com recuo da margem esquerda, justificado, espaçamento simples, mesma fonte, tamanho reduzido e sem aspas, sem parágrafo e sem itálico.
- 6. Referências: Entre linhas simples, Espaçamento entre parágrafos antes de 6pts, alinhamento de texto a esquerda, ordenado alfabeticamente. Para organização das referências, deve-se seguir as normas da ABNT e relacionar somente os autores citados.
- Os trabalhos deverão ser encaminhados para apreciação da comissão científica do encontro através do e_mail, juntamente com a ficha de inscrição.
E-MAIL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: semape2019@piodecimo.edu.br
COMISSÃO ORGANIZADORA:
- Prof. Msc. Carlos Roberto Britto Aragão
- Prof. Msc. Elis Regina Nunes Mota Araújo
- Profa. Dra. Jamilly Fehlberg
- Profa. Espec. Maria Antonia de Arimateia Freitas
- Profa. Dra. Maria de Lourdes Porfírio R. T. dos Anjos
- Profa. Msc. Sônia Maria Azevedo Viana
COMISSÃO CIENTÍFICA:
- Prof. Msc. Carlos Roberto Britto Aragão
- Prof. Msc. Elis Regina Nunes Mota Araújo
- Profa. Dra. Jamilly Fehlberg
- Profa. Espec. Maria Antonia de Arimateia Freitas
- Profa. Dra. Maria de Lourdes Porfírio R. T. dos Anjos
- Profa. Msc. Sônia Maria Azevedo Viana
- Prof. Msc. Ademir da Costa Santos
- Prof. Dr. Mesalas Ferreira Santos
Submissão de Trabalho:
- 1. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas, em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
- 2. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no VII Simpósio de Educação Química de Sergipe 2019 são:
- a) Vinculação com um dos eixos temáticos;
- b) Objetivos e metodologias;
- c) Fundamentação teórica;
- d) Coerência e coesão na argumentação;
- e) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída.
- f) Submissão dos trabalhos 15/05 a 02/06/2019
Formatação dos Pôsteres
- 1. Os resumos devem ser direcionados a um dos 04 eixos temáticos do evento e enviados para o e-mail: seqse@piodecimo.edu.br
- a) Experimentação;
- b) Educação inclusiva;
- c) Processo de ensino e aprendizagem;
- d) Educação ambiental.
- 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) trabalho como autor principal, não limitando a participação em coautoria.
- 3. Dimensão: largura- 90 cm, altura – 120 cm;
- 4. Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo aceito, nomes dos autores, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências;
- 5. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
- 6. O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão no local e data marcados;
- 7. No mínimo, um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante todo o período da Sessão para responder às questões dos interessados;
- 8. Fica vedada a apresentação por terceiros e de trabalhos impressos em folhas soltas, sem caracterizar um pôster;
- 9. Todos os pôsteres aprovados serão publicados na Revista Vivências em Educação Química (Reveq).
Formatação dos Artigos
- 1. Os artigos devem ser direcionados a um dos 04 eixos temáticos do evento e enviados para o e-mail: seqse@piodecimo.edu.br
- a) Experimentação;
- b) Educação inclusiva;
- c) Processo de ensino e aprendizagem;
- d) Educação ambiental.
- 2. Cada inscrito só poderá constar em, no máximo, 01 (um) trabalho como autor principal, não limitando a participação em coautoria.
- 3. A extensão dos artigos deverá ser entre 8 e 15 páginas;
- 4. O modelo (Template) está disponível na página do evento;
- a) Deve-se utilizar fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, configuração de margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2cm;
- b) O título do trabalho deverá ser centralizado em maiúsculas, negrito, em fonte Calibri, tamanho 12, espaço simples; o subtítulo, se houver, deve estar separado do título por dois pontos;
- c) Duas linhas abaixo do título devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e do professor orientador com minicurrículo em nota de rodapé;
- d) Duas linhas abaixo devem constar um resumo em Português, precedido da palavra RESUMO, e um resumo em inglês precedido da palavra ABSTRACT, fonte Calibri, tamanho 11, espaço simples;
- e) Seguindo o Resumo e o ABSTRACT, respectivamente, devem vir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas também por ponto, em ordem alfabética, antecedidas pela palavras-chave e KEYWORDS, respectivamente;
- f) As citações diretas com até 3 linhas devem estar entre aspas e as citações com mais de 3 linhas devem estar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte 11 e espaçamento simples, sem aspas;
- g) As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico; essas devem servir apenas para notas explicativas e referência de citação de citação;
- h) As ilustrações, gráficos e tabelas deverão estar inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas acima e fontes listadas abaixo, centralizadas, devem ser numeradas; a fonte utilizada deve ser tamanho 11 e em negrito;
- i) As referências devem ser feitas de acordo com a ABNT;
- j) Todos os artigos completos deverão ser apresentados em forma oral;
- k) Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados;
- 5. A revisão ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores;
- 6. As apresentações irão ocorrer conforme data e horário previstos na programação do evento, e cada trabalho terá 15 minutos para a apresentação com mais 5 minutos de debate;
- 7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Vivências em Educação Química (Reveq).
E-MAIL PARA SUMISSÃO DE TRABALHOS: seqse@piodecimo.edu.br
Comissão Organizadora e Científica
- Prof.ª Dr.ª Ana Angélica dos Santos Faro (Faculdade Pio Décimo)
- Prof. Dr. Gregório Guirada Faccioli (Universidade Federal de Sergipe)
- Prof.ª Dr.ª Josevânia Teixeira Guedes (Faculdade Pio Décimo)
- Prof.ª Dr.ª Márcia Valéria Gaspar de Araújo (Faculdade Pio Décimo)
- Prof.ª Dr.ª Marciléia Silva dos Santos (Faculdade Pio Décimo)
- Prof.ª Dr.ª Maria Clara Pinto Cruz (Faculdade Pio Décimo)
- Prof. MSc. Antônio Matos Fraga Junior (Faculdade Pio Décimo)
- Prof. MSc. Francisco Diemerson de Souza Pereira (Faculdade Pio Décimo)
- Prof.ª MSc. Lenalda Dias dos Santos (Faculdade Pio Décimo)
Comissão cientifica
- Prof.ª Dr.ª Ana Angélica dos Santos Faro (Faculdade Pio Décimo)
- Refletir sobre a escola e a formação docente reconhecendo a escola como espaço de legitimidade e autonomia dos saberes dos sujeitos nela inseridos
- Discutir e dialogar com os movimentos sociais e a escola propostas de valorização e garantia de direito à escola e a educação
- Analisar as políticas públicas relativas a Educação e Diversidade buscando promover uma abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem no campo acadêmico-científico, cultural e social
- Com trabalho: 15/04 a 24/05/2019
- Sem trabalho: 15/04 a 04/06/2019
- Divulgação do resultado: 31/05/2019
- Valor: R$ 20,00