A Faculdade Pio Décimo torna público aos alunos que, entre os dias 22 de julho a 30 de novembro de 2024, estará aberto calendário para realização dos aditamentos contratuais de financiamentos do NOVO FIES, período de referência 2º SEMESTRE 2024. O comunicado enviado pela Caixa Econômica Federal traz ainda informações sobre pagamento de parcelas atrasadas. Confira abaixo:
NOVO FIES – Início do Calendário de Aditamentos 2º/2024
A Caixa Econômica Federal no exercício de suas atribuições como Agente Operador do NOVO FIES e em cumprimento ao estabelecido na Portaria MEC nº 209, de 07 de março de 2018 em seu artigo nº 84, torna público que entre os dias 22 de julho a 30 de novembro de 2024 estará aberto calendário para realização dos aditamentos contratuais de financiamentos do NOVO FIES, período de referência 2º SEMESTRE 2024.
São público-alvo do aditamento 2º/2024 todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do NOVO FIES em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos de semestres anteriores ou tenham efetivado o contrato em 1º/2024.
Ressaltamos que a adimplência do estudante com os pagamentos mensais da manutenção do seu financiamento e coparticipação - boleto único (por meio de débito em conta ou boleto bancário) é condição para efetivação dos aditamentos.
Considerando que os processamentos dos pagamentos ocorrem sistemicamente no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a CAIXA orienta que os estudantes realizem o pagamento das parcelas em aberto, de forma a garantir que todos os procedimentos sejam concluídos em tempo hábil.
Os estudantes que tenham dúvidas sobre a efetivação de seus aditamentos para o semestre 2º/2024 devem procurar suas Instituições de Ensino Superior - IES para verificação e realização dos aditamentos, se for o caso.
Em caso de dúvidas, os alunos devem buscar informações nos contatos do Alô Caixa ou acessar o site: https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx
4004-0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800-104-0104 (Demais Regiões)
SAC 0800-762-0101
Ouvidoria 0800-725-7474
Empenhada em oferecer qualidade de ensino e oportunidades para que seus alunos possam realizar seus estudos, a PIO DÉCIMO participa do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar os cursos de graduação de alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior privadas.
Para solicitar o FIES, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
A inscrição pode ser realizada, conforme prazo determinado pelo FNDE.
Todo o processo de inscrição é realizado pela internet, por meio do Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme Portaria Normativa nº 10, de 30 de Abril de 2010.
Consulte mais informações no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Antonio Sebastião dos Santos Neto – Instituição - (sebastiaoneto@piodecimo.edu.br)
Renata Santana de Lima – Instituição - (renata.lima@piodecimo.edu.br)
Lenalda Dias dos Santos – Docente - (lenaldadias@piodecimo.edu.br)
João Pereira Lemos Filho – Estudante - (202010237@estudonapiodecimo.com.br)
Marize Ferreira dos Santos – Estudante - (marize.ferreira@piodecimo.edu.br)
Os contratos de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior deverão ser aditados semestralmente sob a modalidade de simplificado ou não simplificado, independente da periodicidade do curso.
O período de aditamento é realizado conforme Portaria Normativa do MEC.
Fluxo para validação do aditamento:
1. Após a solicitação de aditamento pela CPSA da Universidade, o estudante deverá observar a regularidade das informações inseridas no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES) e:
2. Confirmar a solicitação de aditamento em até 20 (vinte) dias contados a partir da data da conclusão das solicitações e, em seguida, comparecer na Secretaria Geral da PIO DÉCIMO para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula – DRM.
3. Não estando corretas as informações inseridas no aditamento, o estudante deverá rejeitar a solicitação de aditamento e contatar a CPSA por meio de abertura de processo na Secretaria Geral para que seja iniciado um novo processo de aditamento.
4. Se tratando de Aditamento não simplificado, o estudante, após assinar o Documento de Regularidade de Matricula (DRM), deverá dirigir-se ao banco escolhido, acompanhado de seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar o aditamento ao contrato de financiamento em até 10 (dez) dias contatos a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da confirmação do aditamento.
5. Após a emissão do termo aditivo pelo Agente Financeiro (Banco), o aluno deverá protocolar uma cópia na Secretaria Geral para regularização dos lançamentos do FIES nas parcelas da semestralidade.
6. O não aditamento do contrato de financiamento nos prazos regulamentares acarretará no encerramento da utilização do financiamento.
Observação: É de inteira responsabilidade do aluno acompanhar o processo do FIES no que se refere ao acompanhamento dos resultados e prazos estabelecidos.
A utilização do financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES poderá ser suspensa temporariamente por até 02 (dois) semestres consecutivos, mediante a solicitação do estudante no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES) e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
A suspensão temporária da utilização do financiamento por iniciativa do estudante deverá ser solicitada por meio do SISFIES, até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o primeiro semestre, e de julho a novembro, para o segundo semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.
Após a solicitação de suspensão temporária realizada pelo estudante do SISFIES, o aluno deverá, em até 24 horas, protocolar a ficha de suspensão na Secretaria Geral da PIO DÉCIMO para validação da CPSA da Universidade em até 05 (cinco) dias úteis.
É permitida ao estudante a mudança de Instituição de Ensino Superior (IES) ou de curso, obedecidas às seguintes regras:
Durante o período de dilatação do financiamento, a realização de transferência somente poderá ocorrer quando destinar–se à mudança de instituição de ensino para conclusão do curso financiado e desde que a quantidade de semestres a cursar na instituição de destino não ultrapasse o prazo máximo permitido para dilatação.
A solicitação de transferência deverá ser realizada no período compreendido entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso e o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência.
Após a solicitação no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES), o aluno deverá protocolar na Secretaria Geral da PIO DÉCIMO o Protocolo de Solicitação de Transferência em até 24 horas, para que o pedido seja validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição em até 5 (cinco) dias.
O estudante transferido poderá permanecer com o financiamento na Instituição de destino, se:
• a IES de destino estiver credenciada, validada pelo FIES e pelo MEC e concorde com a continuidade do financiamento; e
• o curso de destino estiver cadastrado e validado pelo FIES e pelo MEC.
A mudança de curso pode ser feita uma única vez, durante os primeiros 18 meses de vigência do contrato, contados a partir do 1º semestre letivo financiado, independentemente da data de assinatura do mesmo.
O estudante que mudou de curso permanece com o financiamento, se:
• o curso de destino estiver cadastrado e validado pelo FIES e pelo MEC; e
• caso haja também mudança de IES, a mesma se encontra credenciada, validada pelo FIES e pelo MEC e concorde com a continuidade do financiamento.
Nesse momento, atender você de forma segura é muito importante para nós. Por isso, ao entrar em contato com o Núcleo de Benefícios da Faculdade Pio Décimo, envie um e-mail para ci.nuben@piodecimo.edu.br ou ligue para 2106-3062 ou 2106-3058.
Caso precise entrar documentos presencialmente, estaremos esperando por você seguindo todas as orientações sanitárias para oferecer atendimento seguro no Campus Centro e no Campus Jabotiana.
Entre em contato com nossa equipe, ela está pronta para te ajudar