marca-piodecimo-topo
Licenciatura em Química

GRADUAÇÃO EM
Licenciatura em Química

informações docurso

Curso de Licenciatura em Química
Programa de Residência Pedagógica (CAPES/FPD)

A Residência Pedagógica é um programa que permite ao licenciando estabelecer vínculos com escolas-campo, numa vivência docente no entorno da sua graduação. Um período no qual o residente fará um imersão no ambiente escolar por meio de encontros reflexivos com a prática docente de um professor preceptor que o orientará no desenvolvimento de ações didáticopedagógicas no fazer da sala de aula e fora dela, numa perspectiva de construção do conhecimento de ser professor regente de sala de aula.

Nesse entender, a Faculdade Pio Décimo participou da chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica por meio do Edital CAPES nº 06/2018 quando aprovada com três subprojetos, a saber: Letras, Pedagogia e Química.

O curso de licenciatura em Química, na residência pedagógica contempla três escolas-campo: duas no município de Aracaju: EMEF Juscelino Kubitschek e o Colégio Estadual Barão de Mauá; e uma em Nossa Senhora do Socorro:
Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, abrangendo três Professores Preceptores e 30 residentes, destes 24 são bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nove voluntários, sob a orientação de uma docente do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Serão 18 meses de articulação teoria e prática relacionados a vivência pedagógica na promoção da imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes, tem como princípios a formação de professores, por meio de ações da realidade escolar que fortaleçam o campo da prática e permita ao residente ser um protagonista ativo da relação entre teoria e prática profissional docente.

 
 

qr-code-e-mec